Consulte a aba cursos na pagina inicial para descobrir aquele curso que estas planejando a realizar. 

III Seminário de Engenharia de Avaliação e Perícia

(Organizado pelo IBAPE Nacional e realizado no CREA MG)

 

Por ocasião da posse da Diretoria Nacional foi realizado, Belo Horizonte, o III Seminário de Engenharia de Avalição e Perícia. Estiveram presentem o Presidente e a Vice Presidente, do IBAPE CEARA. O Seminário de Engenharia, Avaliação e Perícia foi dividido em quatro painéis. Os painéis da manhã trataram do futuro da profissão e do estado de arte em avaliação. Eles foram conduzidos pelos melhores profissionais da área. Na parte da tarde foi a vez de Legislação de inspeção predial e das inovações tecnológicas disponíveis para inspeção e avaliação.

Percebemos que o uso de inferência estatística e redes neurais ainda estão vivos na avaliação, mas há uma tendência de virmos a adotar a inteligência artificial nesta área de trabalho. Cada vez mais o BIG DATA tem influência em avaliação. Houve também a menção a resolução de Banco Central e projetos de Lei que tentam desobrigar a vistoria nos trabalhos de avaliação.

No que concerne a Inspeção Predial, estão em fase final a edição da NBR 16747 pela ABNT que trata do assunto. Há também um trabalho do Secovi SP que vem promovendo um entendimento entre o Sindicado e seus afiliados sobre Inspeção Predial. O resultado deste trabalho foi entregue a um vereador da Capital representado por um texto de Lei negociada entre os participantes do sindicato. Entretanto o político, apesar de elogiar o texto, quando de sua apresentação incluiu artigos e parágrafos que destorce o texto, tonando inaplicável. E opinião unanime que para se ter dados coerentes em uma inspeção, o imóvel deve ter pelo menos cinco anos de uso. Também se esclareceu que Inspeção predial não é instrumento para se subsidiar ação judicial nem entrega de empreendimento.

Cometario de Gomide sobre Norma  16747 da ABNT Inspecao Predial.pdf

Proposta de Lei tramitando no Congeresso

Manutenção Predial; cria o Plano de Manutenção Predial; institui a obrigatoriedade de inspeções téc-
nicas visuais e periódicas em edificações públicas ou privadas, residenciais, comerciais, de prestação de serviços, industriais, culturais, esportivas e institucionais, destinadas à conservação e/ou à recuperação da capacidade funcional das edificações; e dá outras providências.

Assembleia Geral do IBAPE NACIONAL

CREA Minas Gerais, 13/03/2020

 

Estiveram presentes na Assembleia Geral o Presidente José de Anchieta Delgado e a primeira vice presidente Ana Câmara jatahy